domingo, 7 de março de 2010

Resenha de Como lidar com a dúvida, por Jaquelyne Ferreira

ALIANÇA BÍBLICA UNIVERSITÁRIA DO BRASIL REGIÃO NORTE
10 JAN. 2010

JAQUELYNE FERREIRA

RESENHA: Uma Constante luta contra a dúvida.

McGrath, Alister. Como lidar com a dúvida: sobre Deus e sobre você mesmo. Tradução Cláudia Ziller Faria. Viçosa, MG: Ultimato, 2008.

Como todo ser humano pecador e frágil, o cristão não fica imune às dúvidas só pelo fato de haver se convertido, como diz a canção do Fruto Sagrado: ele é igual a todo mundo e diferente igual a todo mundo... igual pela sua condição de pecador dependente da maravilhosa graça de Deus e diferente pela personalidade única, incapaz de ser copiada, cada um com suas crenças, e dúvidas... importante salientar que todos, mas todos, tem alguma crença e dúvidas.
A maioria das dúvidas correntes em nossos dias têm relação direta com a existência de Deus: se Ele existe... e se existe, por que tanto sofrimento no mundo? Pra que Ele nos criou, afinal? Várias pessoas tentaram descreditar a existência de Deus através de argumentos inconsistentes (como se Deus pudesse ser colocado num tubo de ensaio!!!). Assim como não se pode provar a existência de Deus por métodos científicos, o oposto também não pode ser provado. O fato é que, nós cristãos sabemos que Deus existe através da fé. Cabe, aqui, lembrar que o conceito de dúvida não é o mesmo que o de incredulidade, pode se ter fé e dúvida, mas a fé em Cristo não admite incredulidade (Jo 20. 27). E as pessoas têm reações ao cristianismo que se baseiam em pré-concepções errôneas ou deturpadas.
Um ponto atrativo do livro de Alister McGrate que figura bem a questão de tentarmos entender todos os mistérios de Deus é a cena que se passa numa praia em que Agostinho viu um menino tentar esvaziar o mar transportando pequenas porções de água nas mãos até um pequeno buraco na areia quente. Desde o dia em que ouvi essa história, há um bom tempo atrás, pude compreender que não se pode querer fazer Deus, que é infinito, caber numa mente tão finita, limitada como a minha... um pouco antes de saber isso, minhas dúvidas a respeito de Deus eram bem conturbadoras... e agora me vêm à mente outra canção (ão sei porque mas tudo sempre termina em música...) de O Teatro Mágico: “... descobrir o verdadeiro sentido das coisas é querer saber demais, querer saber demais...”
Deus em sua infinitude, atrai-nos para Ele de maneira amorosa e inigualável: Ele enfraquece voluntariamente seu poder (ao contrário do que muitos pensam de que num dado momento atingimos tal grau de santidade que nosso “EU” é elevado até Deus). E foi enfraquecendo voluntariamente seu poder que obtivemos a salvação- o resgate do exílio para onde o pecado nos atrai...- mediante a humilhação de Cristo, que teve que assumir a forma de Servo...
Sozinha não sou capaz de me lançar completamente em confiança e obediência a Deus, houve muitos momentos em que duvidei da presença constante de Deus ao meu lado, e isso só confirma o fato de não podermos confiar nos nossos sentimentos e experiências que são enganosos. Os seres humanos de todos os tempos querem definir Deus e a salvação segundo seus próprios pensamentos, logo, esse fundamento fará com que sua casa desabe por falta de firmeza, pois deveríamos sempre nos embasar na revelação objetiva de Deus. Da mesma forma como se lançar aos cuidados do Pai, pela fé, elimina algumas dúvidas gradualmente as substituindo pela certeza do seu amor incondicional, essa aproximação- que não começa de nós, mas vem de Deus- pode resultar em frutos, só podemos frutificar se estivermos ligados à videira.
A ausência de confiança a falta de convicção e os conflitos internos que enfrentamos diariamente, todos esses problemas costumam nos deixar indisciplinados e negligentes quanto ao nosso chamado a seguir Jesus. As dúvidas podem nos estagnar no meio do caminho... mas também podem servir de motivação para continuar busacando na palavra as forças que precisamos pra “continuar” ( lá venho eu com OficinaG3...).
O que me fascinou nesse livro foi a dose de realidade que encontrei nele, suas palavras me motivaram a não ter vergonha e nem tentar esconder minhas dúvidas, e o modo como eu parecia viver cada página durante os dias em que o estive lendo. Todas as minhas ações me traziam à tona alguma página dele. Essa semana mesmo, com as preocupações e ansiedades quanto aos preparativos pro IPL (principalmente a questão de conseguir as passagens) orei: ”EU CREIO! [MAS] AJUDA-ME NA MINHA FALTA DE FÉ!” E sabe que no dia seguinte veio a confirmação, milagrosamente (mais um testemunho pro hall dos iplenses 2010)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário